Alunos do 5º ano questionados sobre orientação sexual?

Eu não digo, estou cada vez mais confusa.

Ontem deparei-me com a notícia de que uma escola, aplicou uma “ficha sociodemográfica” (que merda é esta? na minha altura não havia nada disto, que me lembre!), a alunos do 5º, onde são questionados sobre orientação sexual?!

Fiquei confusa. Não sei bem o que pensar sobre isto.

O que sei é que com 9/10 anos de idade é suposto andarem a correr e a brincar no recreio, certo? É suposto andarem à bulha por causa de berlindes. É altura de brincarem às escondidas e darem os primeiros beijinhos na boca. Pelo menos, daquilo que me recordo, acho que era isto que fazíamos na minha época.

Não é suposto responderem a questionários, onde existem perguntas como: “Namoras atualmente? Sim __ ou Não__”, “Já namoraste anteriormente? Sim__ ou Não__”, “Sinto-me atraído por: Homens__, Mulheres__, Ambos__”, “Sexo: Homem__, Mulher__ ou Outro__”.

A menos que exista, hoje em dia, e eu desconheça (que pode acontecer) alguma disciplina de orientação/educação sexual, onde sejam explicados estes conceitos aos “piquenos”.

Perguntarem a uma criança de 9 anos, se gosta mais de homens, mulheres ou ambos, pode ser interpretado de forma completamente diferente, daquela que é a esperada. Porque a meu ver, a criança vai pensar:

“Ora eu gosto muito da minha mãe e do meu pai, e também gosto do meu avô e do vizinho Adriano… Se calhar gosto de ambos, mulheres e homens, vou responder ambos”.

E pimba, em menos de 10min temos uma criança que vai ser “rotulada” de bissexual, só porque gosta da mãe, do pai e do vizinho Adriano. Para quê? Qual a veracidade e utilidade desta informação?

Perguntarem a uma criança de 9 anos, se namora ou se já namorou, vai dar a mesma bosta.

“Eu ontem dei um beijinho na boca da Filipa. E a semana passada quando estávamos a brincar às escondidas, dei um beijinho na boca da Ana, assim a correr. Portanto, namoro com a Filipa e já namorei com a Ana”.

Qual o interesse deste tipo de respostas? O que é que isto prova? Que o Bruno é um ranhoso, que anda a beijar na boca todas as meninas da turma?

Perguntarem a uma criança de 9 anos, qual o seu sexo ou identidade de género (que é assim que está escrito no questionário) é mais um nada de coisa nenhuma.

“Em estudo do meio, no ano passado, explicaram-me que as meninas têm uma vagina e os meninos um pénis. Eu tenho um pénis. Sou um menino ou um homem, porque já ando no 5º ano, SIM, definitivamente sou um homem. Além disso, chamo-me Joaquim, que é nome de homem, e o nome do meu avô que é um grande homem”.

Não compreendo. Alguém que me explique. O que raio é o outro (existe mais do que um outro)? Se nem eu com esta idade sei o que quer dizer “outro”, o que dirá uma criatura com 9/10 anos.

Existe hoje em dia alguma disciplina de identidade de género no 5º ano? Confesso que não pesquisei.

Se bem que com 9/10 anos, alguns deles já se possam sentir mais mulheres, mesmo nascendo homens, ou até já possam sentir que gostam mais de alguém do mesmo sexo, mas ainda assim, será que têm estabilidade e maturidade para saber o que é que isso significa? Será que são estes tipos de questionários, que os vão ajudar? Estes questionários, têm posteriormente algum tipo de acompanhamento consoante as respostas?

Não sei. Alguém?

Até lá, porque é que não deixamos as crianças, serem simplesmente crianças? Digo eu.

criancas1

One thought on “Alunos do 5º ano questionados sobre orientação sexual?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s