Top 5 dos melhores brinquedos das décadas de 80 e 90!

Não querendo expor a minha idade, tenho-vos a dizer que as décadas de 80 e 90 foram as melhores de sempre, no que diz respeito a muitas coisas.

Mas como estamos na época do Natal (que todos sabemos, ser uma época de amor, família e brinquedos para as crianças) resolvi, colocar o Top 5 dos melhores brinquedos de sempre.

Inofensivos, educativos, divertidos e que faziam os nossos olhos brilhar quando passavam nos anúncios da televisão.

5 – Jogo do Mauzão – Este era um clássico. E o anuncio na televisão, acho que ainda hoje sei a letra da música “Mauzão dormia descansado quando um osso foi roubado, mas o mauzão acordou e o gato apanhou (…)”, letra essa que já dizia tudo. Consistia num jogo, onde tínhamos de tirar o maior número de ossos, sem que o cão acordasse! Tantos sustos. Tantas gargalhadas. Como não ter saudades? Era uma excitação de cada vez que alguém conseguia tirar um osso. Podíamos passar horas naquilo, era até não haver mais ossos na taça do cão. Era tão giro! Eu adorava.

0515063000_mauzao

4 – Onda-mania – Como assim, nós ficávamos horas de volta de uma coisa destas? Não sei. Sei que ficávamos. O mais divertido era colocar isto em escadas e vê-las descer, “pé ante pé” as mesmas. Havia de todas as cores e mais algumas. Havia até umas, que tinham todas as cores numa só. Lembro-me perfeitamente de brincar com as onda-mania, mas só me lembro de isto apenas passar de mão e mão e descer escadas. Alguém se lembra do que é que isto fazia mais?! Deixem nos comentário, agora fiquei curiosa, e a minha memória (antiga e idosa) não se recorda de mais.

0ad1e3a2054eac42c435807edf95a331

3 – Biberão de leite e sumo mágico – Acredito que seja mais da memória das meninas. Era um biberão de leite e outro de sumo, de plástico duro, com líquido branco e laranja respetivamente, que desaparecia magicamente, quando colocávamos na posição horizontal (quando davamos o biberão ao/à boneco/a) e que depois voltava a aparecer quando se colocavam na vertical, pesquisem no youtube, juro que desaparecia o conteúdo. Hoje em dia, pode parecer uma coisa parva e sem sentido, mas na altura, fazia todo o sentido. Para além de ser uma coisa mágica, o leite e/ou sumo tinham de desaparecer, por forma a tornar as brincadeiras reais. Ou seja, os bonecos bebiam tudo até ao final. Oh, velhos tempos.

41wB73bG3iL._SY355_

2 – Polly Pocket – Este, também era mais de meninas (sexistas pá). Mas era tão bom. Bonequinhas miniaturas, e quando digo miniaturas é miniaturas mesmo. Assim minúsculas. Que vinham dentro de umas caixinhas, também elas pequenas, mas que quando se abriam, tinham um mundo lá dentro. Centros comerciais, casas luxuosas, um teatro ou cinema, uma casa de sereia, enfim, dependia da caixinha que cada um tinha. Lembro-me que todos partilhávamos as nossas Polly Pocket, com o coração nas mãos, com medo que se perdessem de tão pequenas que eram. E quando nos devolviam as mesmas, íamos a correr abrir a caixa e ver se estava tudo OK. Mesmo com este terror de se perder uma ou outra peça, todos nós trocávamos as caixinhas e era uma alegria brincar com isto. Hoje em dia, se der isto para as mãos de uma criança, julgo que ela fica a olhar para mim, e pensa “Que merda é esta? Bonecas minúsculas, sem qualquer tipo de interação tecnológica?! Andaste a beber?!”.

3f51a9ba5121c4dc075956529d94bf29

1 – Jogo Quem é quem?! – Era só eu que adorava este jogo. Podia passar horas nisto. A jogar com os meus pais e com amiguinhos da escola. Adorava. As perguntas “É homem? Tem cabelo castanho? Olhos azuis? Usa óculos? Não? E chapéu?”. Ah, era tão divertido, estar nisto, tempos e tempos, baixar as carinhas, que não faziam correspondência, e a pouco e pouco, ficar com duas ou três carinhas. Lembro-me perfeitamente, os mais fáceis eram os ruivos, haviam poucos. Ficavam logo a descoberto. Assim que alguém dizia, “Sim é ruivo”, baixávamos logo mais de metade das caras do tabuleiro de jogo! Saudades! Hoje em dia, se desse este jogo a uma criança de 9/10/11/12 anos, mandavam-me logo pastar cabras no deserto.

3quemequem-754x394

Bom, os tempos mudam, e ainda bem. Mas que não há “bonecada” nem jogos como antigamente, isso não há.

One thought on “Top 5 dos melhores brinquedos das décadas de 80 e 90!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s