Como assim tens 8 anos?!

Malta, ou eu estou muito velha, ou estas crianças muito adultas.

Eu já andava cá a pensar nisto há algum tempo. Mas não tinha ainda escrito nada, porque temia ser demasiado bruta, mas querem saber: Caguei. Cá vai disto.

Hoje em dia, ao fazer scroll pelo Facebook e maioritariamente pelo Instagram, deparo-me com miúdas (mais raparigas do que rapazes, é um facto), que com 8, 9, 10 anos, já andam nestas redes sociais e fazem vídeos e tiram fotos de gente crescida.

Passo a explicar, vídeos/fotografias de maquilhagem. De penteados. De looks para festas, ginásio e escola. De lancheiras saudáveis para a merenda da manhã.

Ora, agora falo eu:

1. Vídeos/ fotografias de maquilhagem com 8, 9, 10 anos? Eu com essa idade, desconfio que ainda tirava macacos do nariz para colar nas calças de fato de treino inflamáveis que me vestiam. Maquilhagem eram os chupa-chups que pintavam a língua e consequentemente os lábios e olhem lá… Não eram todos os dias.

2. Penteados? O famoso corte à tigela que durava até aparecerem os piolhos. Ou rabo de cavalo puxado até ficar com os olhos em bico e provavelmente uma valente dor de cabeça (mas da qual não me lembro, logo, nada grave), para não sujar muito. Hoje em dia, esta geração de crianças, usa melhor o babyliss, do que os lápis de cor. Com’assim? Eu ainda hoje não sei bem como funciona o cabrão do ferro de encaracolar o cabelo (mas também, confesso que pode ser muita falta de jeito da minha parte).

3. Looks para festas? Escola? Ginásio?
What the fuck? Looks? Sim. Tínhamos o look fato de treino inflamável com sapatos de vela para os dias de semana e fato de treino inflamável com ténis para os fins-de-semana. Vá, não era só isto. Mas queríamos lá bem saber. Qualquer merda que desse para jogar à apanhada ou aos apalpões no rabo, servia. Não era importante se tinha glitter ou transparências.

3.1. Festas? Como assim? Festas de aniversário dos vizinhos? Iamos de qualquer maneira, queríamos mesmo era sujar a boca com a mousse de chocolate, beber Coca-Cola e jogar ao quarto escuro, para dar uns beijinhos raspão na boca do Igor ou da Alice (não sabíamos bem, estava escuro). Não interessava se o cabelo ia com ondas largas ou caracóis definos. Pfffssss.

3.2. Escola? Iamos como nos mandavam. Lá uma vez ou outra, dava para escolher se queríamos calças ou saia. Sapatos ou sapatilhas. Mas com 8 anos, isso era muito pouco importante. Importante mesmo, era levar os blocos de folhas com cheirinho para trocar. Ou o papel de carta colorido, que dava para perguntar com quadradinhos, se o João queria namorar connosco.

3.2. Ginásio? Quê? O nosso ginásio era correr na rua, até as 20h00 no verão, e ouvir o chamamento de TODAS as mães aos berros e em sintonia! Cada uma a chamar pelas suas crias. E bem que podíamos estar de calções e chinelos. O importante era ficar na rua até as 20h00.

4. Lancheiras saudáveis? Sim. Sim. Tínhamos. O melhor croissant prensado da escola. Ou a bendita da sandes mista com maionese e alface no intrevalo das 10h00. Não havia cá sementes de chia, nem iogurtes com frutos secos e mirtilos da Índia. Água era do bebedouro. Onde toda a gente punha a boca e as mãos. Não havia cá garrafinhas de vidro personalizada com o nome!

Enfim, eu sei, eu sei… os tempos evoluem. Mas na minha altura (xiiiiii, eu escrevi isto), não havia cá merdas. E muito menos redes sociais, para postar coisas de gente crescida.

Estas miúdas e acredito que alguns miúdos, nem vivem a vida de criança, para estar constantemente a fazer vídeos e a tirar fotografias, super adultizados, para receberem uns likes, de pessoas maioritariamente desconhecidas.

Há coisas em que a evolução e tecnologia são muito boas. Mas depois há outras… olhem ainda bem que cresci nos 90!

(Imagem do Dr. Google)

E que calças à boca de sino, com BW e argolas fluorescentes só pude escolher lá prós 15.

Era isto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.